Eu, Aurinha Santos, te convido como encontrei as alegrias de ser cozinheira
Quando eu penso em comida, em comer, eu penso em momento de união, de reunião, de lazer.
A comida hoje pra mim, é fonte de alegria, no qual eu sempre me vejo desfrutando coisas boas… mas não digo só sobre a comida, mas também sobre sorrisos, sobre amizades, sobre família.
Talvez por isso, nem sempre tenha sido meu sonho trabalhar como cozinheira. Provavelmente a forma que eu via a profissão ser representada me deixava com medo, assim como com a impressão que não teria espaço para uma vida social.O que ia de encontro com a minha relação com a comida, de aproximação, reunião e celebração.
Mas cheguei nesse caminho, e hoje, me vejo realizada entregando uma comida cheia de história. Pois bem, sou cozinheira afetiva e levo comigo as experiências da cozinha desde a infância, e o que busco é conhecer novos pratos, sabores, ingredientes, fazer experiências. E muitas vezes levar pratos que pra minha família e alguns amigos, era só coisa de restaurante chique ou televisão…
Um exemplo disso é o risoto, um dos preferidos aqui de casa, e vou deixar uma receita pra vocês, sem medo de ser feliz, sem grandes segredos!
P.S. tem uma sugestão de harmonização, já que a ideia aqui é não ter medo de conhecer novos sabores!
RISOTO DE LIMÃO SICILIANO
Para o caldo de legumes (junte tudo e ferva)
- 1,5L de água
- 1 cenoura grande picada
- 1 talo de alho poró * 1 abobrinha * 5 dentes de alho * 1 cebola grande * talos de salsinha e cebolinha à gosto
Para risoto
- 2 Xícharas de arroz arbóreo ou carnaroli
- 2 limões siciliano grandes (retire primeiro as raspas, depois esprema o suco)
- 100g parmesão ralado
- 100g manteiga gelada
- alho e cebola picados, sal e pimenta do reino, tudo à gosto
- salsinha à gosto
MODO DE PREPARO
Refogue em azeite o alho e a cebola, deixe dourar, adicione o arroz, refogue, adicione 1/4 do suco de limão (aqui vai subistituir o vinho pra trazer acidez), adicione caldo aos poucos, mexendo bem, e vá cozinhando, até que fique ao dente, caldo, mexe, caldo e mexe. Quando o arroz estiver cozido no ponto ao dente, ou a seu agrado, acrescente o restante do suco de limão, a manteiga, o parmesão, as raspas do limão e a salsinha. Para acompanhar o risoto, uma carne suína, ou mesmo um salmão grelhado, alguns camarões. O vinho pode ser um branco, chardonnay, ou rose!
Por fim, se ser cozinheira te tras e proporciona muitas alegrias, te convido para ler Brinde da Vida: A Jornada de Aurinha Santos na Culinária e Vinhos
Pingback: Nem todo afeto precisa ser complexo por Aurinha Santos
Pingback: 1. Oráculo Semanal das Negras Viajantes! Carta 16 - Bitonga Travel