Se você está planejando uma viagem para a Venezuela, aqui deixo 10 dicas importantes para organizar a sua viagem.
Em primeiro lugar, me chamo Rebecca Aletheia e já fui para a Venezuela 3 vezes, e entrei por 2 fronteiras diferentes.
1 – Visto de viagem turismo Venezuela
Brasileiros não precisam de visto para o país, ou seja, a entrada é mais tranquila. Recomendo que quem se aventurar ir com RG vá com o passaporte também, no período do governo Bolsonaro não aceitavam entrada com RG. Como as regras mudam a cada segundo, na dúvida não arrisque. Na fronteira entre Brasil e Venezuela é mais tranquilo, mas chegando pelos Aeroportos as coisas podem ser mais complicadas.
2 – Imigração
O processo imigratório, dependendo de onde for, pode ser fácil. Na fronteira Brasil e Venezuela é tranquilo, já nos aeroportos de Caracas eles costumam ser extremamente rigorosos, exigindo passagens de entrada, saída, reservas em hotéis, assim como justificativa do que irá fazer por lá. Caso tenha amigos, essa informação só prejudica o seu amigo, pois ele tem que te dar uma carta de convite e ter recursos financeiros para te receber. Não que ele tenha, mas isso coloca a fiscalização do país mais em cima do seu amigo. Na dúvida, diga que não tem…
3. O que fazer na Venezuela
Em primeiro lugar, vale constar que a Venezuela é tão grande e com muitas coisas para fazer que eu consigo listar 7 destinos e roteiros imperdíveis, são eles:
- Amazonia – Sim a Venezuela tem parte da Amazônia e um estado chamado Amazonas.
- Deserto – O país também tem um deserto, também conhecido como Saara;
- Monte Roraima – Que está 85% na Venezuela, 10% na Guiana e 5% no Brasil.
- Salto Angel – Maior Salto de cachoeira do mundo, dá para ver e assistir no filme UP;
- Andes – Sim, Venezuela faz parte dos Andes
- Caribe – O Caribe Venezuelano é lindo e lugares magníficos para desfrutar
- A Capital Caracas – Linda o bairro Altamira e o Centro são locais obrigatórios para se visitar, é lindo e vale a pena.
4. Gastronomia Venezuelana
Um dos meus destinos comer é na Venezuela, o local é rico e com muita fartura quando o assunto é comida. Deixo aqui minhas favoritas:
- Pabellón Criollo;
- Empanadas
- Hamburguesas em Caracas – eles colocam tudo e mais um pouco
- Cochino
- Arepa
- Hallaca
- Cachapa con queso
5. Cultura
Um país riquíssimo quando o assunto é cultura, desde a lembrança do resgate da sua história, arte, cultura, música, literatura, danças. Destaco aqui o Tambor Venezuelano, as religiões tanto a católica e a Santeria e também as tradições indígenas que ainda preservam por lá.
6. Afroturismo
A Venezuela tem uma rica história e uma vasta população negra no país, assim como também muitas coisas voltadas à cultura da população negra. Portanto, vale a pena procurar e se envolver com a comunidade negra local que se orgulha da sua cor e raça. Mesmo com o racismo velado que existe no país.
7. Pessoas Amáveis
Se existe pessoas incríveis, amáveis, acolhedoras e honestas, são o povo Venezuelano! Impossível não se apaixonar, eles são muito receptivos, algo que aprendo todos os dias ao lado deles.
8. Leve Dólar
O país passa por uma grande crise financeira devido à inflação. Lógico que uma crise a mais de anos, faz com que as pessoas se reinventem e tem muitos comércios e lojas de pessoas locais. Para que isso não afete a população a moeda paralela porem co-oficial que circula é o Dólar. Pois, lembre-se leve dinheiro trocado e notas/moedas pequenas de dólar, pois será um processo gigante para comprar qualquer coisa. Dólar é aceito em todos os lugares, exceto locais públicos como metro, barcos, ônibus.
9. Um destino Caro
Ser caro depende do ponto de vista… Mas do meu ponto de vista considero um destino caro. A Venezuela está um pouco cara, as coisas em dólar, ou seja, são caras comparado com o Brasil. Deixo aqui um vídeo dos preços no supermercado.
10. Viagem em grupo
Viajar em grupo para a Venezuela pode ser mais barato. Os venezuelanos andam muito em grupos familiares e entre amigos até mesmo para pegar um transporte como carros e barcos. Sendo assim, o preço muitas as vezes vai ser o mesmo para 1 pessoa ou para grupo.
E ai, se animou para ir para a Venezuela? Por fim, espero que essas 10 dicas possam te ajudar a organizar a sua viagem para a Venezuela.
Leia também, Améfrica: Venezuela negra – Conheça a cultura Afrovenezuelana